Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted by on mar 29, 2015 in Marcas, Moda | 3 comments

Capodarte, conheça os ícones da marca

A Capodarte é uma empresa do Grupo Paquetá, gigante do mercado como exportadora e produtora de calçados brasileiros, detentora também das marcas de sucesso Dumond, Ortopé e Lilly’s Closet. Criada em 1991, pelo empresário paulista Fernando Tchalian inspirada nas boutiques italianas de calçados de luxo, a marca nasceu nos Jardins, berço das grifes de luxo do Brasil. A marca segue os princípios de sofisticação e excelência no desenvolvimento de acessórios altamente elaborados, com detalhes exclusivos e acabamento perfeito. Saiba mais sobre a marca aqui.

Os 4Cs

4 Cs

Os 4 Cs da Capodarte unidos formando um trevo de quatro folhas. A própria logomarca da Capodarte passa a ser um ícone de moda e referência. Assim como outras grandes grifes internacionais, a valorização da logotipia e do símbolo da marca passam a ser amplamente difundidos e estão presentes em todos os produtos da marca.

Catherine

capodarte dourado

O produto mais vendido da marca foi batizado em homenagem à Rainha Catarina de Médici uma das maiores amantes do balé e responsável por introduzir os espetáculos à corte italiana. A sapatilha feita em matelassê de couro puro está disponível nas versões adulta e infantil e pode ser vista nos pés de atrizes e celebridades.

O matelassê é sinônimo de elegância e um clássico que atravessa as décadas. Foi desenvolvido em 1947, por Christian Dior, em seu primeiro desfile na Avenue de Montaigne. Inspirado na treliça das cadeiras usadas no desfile, o Cannage, como é chamado, está presente em inúmeros produtos e já é marca registrada da Dior.

Coco Chanel desenvolveu, em 1955, um tipo de matelassê, um trabalho feito através da técnica jacquard com tecido duplo, com uma manta no meio para dar volume aos quadrados formados pelo cruzamento das costuras; o  efeito é em alto-relevo.

Jacquard

jacquard

É um tecido clássico da Capodarte, trazendo o logo em evidência. O tecido de trama trabalhada é costurado milimetricamente,  a própria costura cria um padrão em relevo, eternizando o monograma com os 4Cs da marca.

O Jacquard nasceu, por assim dizer, no século 18, pelas mãos do francês Joseph Marie Jacquard (1752-1834), mecânico que produziu um sistema de tear de cala que selecionava fio a fio e cuja forma de armazenamento da informação eram cartões perfurados.

A príncipio visto somente em tapeçarias e estofados de móveis, o jacquard migrou para o vestuário em produções sofisticadas. O caimento da peça vai depender do fio utilizado em sua confecção, se mais estruturado, é próprio para casacos, blazers e coletes; e, se for mais leve, usado em vestidos e blusas.

Essa padronagem tem sido largamente utilizada ao longo dos anos, tanto na tecelagem como na malharia, surgindo como tendência geralmente nas coleções de outono/inverno. Traduzem sofisticação, elegância e sobriedade. Hoje estão em bolsas, calçados, roupas e acessórios.

Monograma

monograma

Monograma é a sobreposição, agrupamento ou combinação de duas ou mais letras ou outros elementos gráficos para formar um símbolo. Monogramas frequentemente são construídos combinando as letras iniciais do nome de uma pessoa ou empresa e podem ser usados como símbolos ou logos.

Os monogramas existem desde 350 A.C. usados como assinaturas. Anos depois eram usados somente por famílias nobres que usavam seus monogramas em brasões como demonstração de tradição e poder. Ainda nos dias atuais os monogramas traduzem tradição, poder e classe.

A Louis Vuitton talvez seja a marca mais icônica em relação a simbologia da própria logo, o monograma LV estampa 90% dos produtos e é reconhecida mundialmente. Objeto de desejo universal.

Destacando sua logomarca de 4 Cs, a Capodarte estampa o couro com uma prensa, que faz pressão de até 300 toneladas. O resultado é preciso e sutil, em baixo relevo carimbado no couro, ficando mais evidenciado conforme a luz incide sobre a peça.

Em tempos de fast fashion e de mundo cada vez mais globalizado, onde tudo é descartável, existe uma busca do consumo mais consciente, uma busca pelo eterno, pela durabilidade e qualidade. As peças elaboradas com o monograma Capodarte no couro prensado, aliado ao acabamento impecável, conferem ao produto exatamente o que se espera de uma marca que busca a atemporalidade, a tradição e a sofisticação.

Publieditorial Capodarte4

* Esta matéria é patrocinada pela Capodarte Joinville.

Capodarte Joinville: 
Garten Shopping Joinville
Rua Rolf Wiest, 333 – Bom Retiro 
Joinville , SC
Fone: 3043-9081

Referências bibliográficas:

  1. CATELLANI, Regina Maria. Moda Ilustrada de A a Z. Barueri, SP: Manole, 2003.
  2. MOUTINHO, Maria Rita & VALENÇA, Máslova Teixeira. A moda no século XX. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2005.
  3. NERY, Marie Louise. A Evolução da Indumentária: Subsídios para criação de figurino. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2003.

Sou psicóloga de formação. Depois de alguns anos de clínica abandonei o divã. Fiz Moda e Estilismo. Trabalho com figurino, revisão de textos, gerenciamento de redes sociais, criação de sites e administração de blogs. Casada com um jornalista e escritor. Mãe (coruja) do Kenzo, de 10 anos! Praticante de Pilates e Aikido. Louca por Star Wars, internet e tecnologia.