Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted by on abr 16, 2015 in Entrevista, Gente, Joinville, Marcas | 2 comments

Klanns moda autoral e atemporal

klann logo

Bruno e suas criaçoes

O designer

Bruno Alex Klann nasceu em Joinville, filho de Dorli e Carlos, irmão de Daniela, cresceu vendo a mãe costurar e aos 14 anos já ajudava no atelier, o cotidiano em meio às costuras e moldes fez surgir o interesse em Moda e em criar algo que valorizasse as mulheres. Fez curso de Design de Interiores no Instituto Brasileiro de Design de Interiores (IBDI), cursou Vestuário no Senai e se formou no curso superior de Design de Moda, na Univille (2009/2012).

A ideia já era abrir uma marca antes de fazer faculdade, mas a formação lhe deu a base para se direcionar no ramo. A marca Klanns (que provém de seu sobrenome) foi registrada em 2010, mas seu início efetivo só ocorreu em 2013.  Os três primeiros anos foram de aprendizado e poucas produções e segundo Bruno “o resto estou aprendendo com o mercado e as clientes dia após dia”.

Seu primeiro emprego foi na área de moda, como auxiliar de PCP (planejamento e controle de produção), depois modelista, mas também fazia de tudo dentro da confecção; essa experiência trouxe conhecimento prático para sua própria marca. Enfatiza que o mercado de Joinville é complicado, já que as empresas daqui não contratam um estilista mas sim um “faz tudo”. Muitas empresas se mantém familiar e muitas vezes os filhos fazem curso de moda para tocar o negócio. Assim não absorvem a quantidade de jovens designers de moda que saem das faculdades todos os anos.

Processo criativo

A criação é a parte de que mais gosta. Às vezes olha para um tecido e imediatamente vem à sua cabeça o modelo, um franzido, o caimento da roupa. Outras vezes cria primeiro o modelo para depois ver qual tecido fica melhor naquela peça específica. Não existe uma fórmula, nem uma fonte única de inspiração: tv, música, revistas de moda, arquitetura, arte, o comportamento das pessoas, tudo serve à criação.

“Minhas inspirações surgem das criações anteriores que foram sendo adaptadas ao gosto do meu público, a Klanns tenta formar um estilo em suas produções, possibilitando assim o uso da mesma peça por anos sem o risco de sair de moda.  Em sua maioria são peças soltinhas e confortáveis que valorizam a mulher sem a tornar vulgar” afirma o designer.

Todas as peças são totalmente produzidas por ele mesmo, desde o molde até a venda: criação, modelagem, talhação e costura, revisão, etiquetas, anúncios, vendas. A Klanns trabalha com estilo e não tendências, visto que uma das preocupações de Bruno é que suas roupas sejam atemporais, que não saiam de moda a cada estação e, sobretudo, valorizem a mulher.

Outra característica forte da marca é a exclusividade, as peças não são produzidas mais de uma vez,  os modelos variam em seus detalhes,  cores e estampas, porém você jamais encontrará o mesmo modelo com a mesma cor ou estampa.

O futuro

A expansão é um sonho e, de certa forma, inevitável. Além do desejo de comercializar suas peças em lojas físicas do comércio local, a ideia de possuir uma loja própria não foi descartada:

“Tenho em mente abrir uma loja própria que atinja um público com uma faixa etária mais ampla. Sempre focando em valorizar a mulher para que a mesma não se torne apenas um objeto sexual dependendo da roupa que escolher usar.” Bruno Klanns

Bruno aponta que a maior dificuldade, com certeza, é a venda do produto por consumir bastante tempo na parte da produção; principalmente, hoje em dia, que as pessoas recebem vários produtos diretamente em casa ou optam pelo shopping por encontrar uma variedade maior de produtos num único espaço.  Outro problema é encontrar mão de obra com qualidade dificultando a expansão do negócio.

Sobre a marca

Modelo: Luiza Dora veste Klanns | Foto: Germano Roque

A Klanns faz parte da Promoda SC (Associação dos Profissionais de Moda de Santa Catarina), participou de duas edições do Inconsciente Coletivo, possui uma loja que funciona anexa ao atelier e está, aos poucos, se colocando no mercado.

“O que me faz sempre escolher a marca Klanns é saber que cada peça foi desenvolvida com cuidado, pensando em cada detalhe, sem contar na exclusividade e bom gosto. Além de tudo sei que sempre serei recebida por ele com alegria e descontração, pois acima de um ótimo profissional é um ótimo amigo.” por Danielly Momm Justino

11156813_10204199219802256_1058884777_n (1)

Bruno e a amiga Danielly

“Bom, eu acho que uma característica marcante da marca Klanns é a genuinidade, independente de tendência ele faz o que ele acredita ser ideal para a mulher, e por sinal tem um gosto super elegante. O Bruno é um cara extremamente disciplinado, ele trabalha em casa e tem hora pra acordar, comer e etc… E também é super companheiro e amigo, tem ajuda para o que der e vier. Ele é bem prático e às vezes simplifica todas as coisas… Pode ser ironia, mas ele é capaz de divertir até mesmo quem está de mal com a vida”. Giovanna Paschoali Bertolotto

Bruno e a amiga Giovanna, vestindo Klanns

Bruno e a amiga Giovanna, vestindo Klanns

Eu conheço o Bruno faz uns 3 anos, creio que era recém-formado. Ele postava suas criações no Facebook e eu sempre pedia a ele que aumentasse drasticamente o tamanho das peças para que eu pudesse “entrar” nelas! Emagreci e a produção da Klanns aumentou,  sua clientela foi se estabelecendo e a marca cada vez mais fortalecendo sua identidade.

Willka veste Klanns

Wilka veste blusa Klanns

Já faz tempo que entrevistei o Bruno para essa matéria. Faz tempo que acompanho sua trajetória e é com orgulho que vejo a marca crescer e tomar forma. Uso Klanns, tenho várias peças dele e procuro dar o maior incentivo, porque vejo nele tanto talento como boa vontade, uma dupla que é imbatível quando começamos um negócio próprio, como uma marca. Claro, assim como todos nós, a Klanns tem muito a percorrer, mas torço e acredito que a marca pode dar muito certo. Já deu, né?


www.klanns.com

Loja Atelier 
Rua Otávio Rosa Filho, 281
Fone: 9649-6788
Pagamento Pag Seguro

Facebook:https://www.facebook.com/klnns

Instagram:@klannsjoinville

 

Sou psicóloga de formação. Depois de alguns anos de clínica abandonei o divã. Fiz Moda e Estilismo. Trabalho com figurino, revisão de textos, gerenciamento de redes sociais, criação de sites e administração de blogs. Casada com um jornalista e escritor. Mãe (coruja) do Kenzo, de 10 anos! Praticante de Pilates e Aikido. Louca por Star Wars, internet e tecnologia.