Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted by on out 13, 2014 in Divulgação | 0 comments

Outubro…Orbitato!

Celaine William BucholtzOutubro!

Há sete anos estavam em andamento os preparativos para o que seria o primeiro workshop da Orbitato.

Orbitato, uma ideia difícil de explicar: capacitação de alta qualidade para profissionais de criação e desenvolvimento de produtos, docentes, empresários e outros atores do setor. Uma oferta de condição para renovar profissionais, ambientes profissionais e acadêmicos, para formar formadores, para desenvolver o diálogo entre profissionais, setores, empresas. Quase ninguém achava que precisava! Muito menos que, caso precisasse, encontrariam isso em Pomerode.

O tema deste primeiro workshop, moulage, não passava de uma vaga impressão na cabeça do público desejado, relacionada apenas com alta costura, no senso comum não se aplicava à produção industrial. 

Eu tinha muitas dúvidas sobre como fazer e como explicar a necessidade que percebia de capacitar os profissionais de maneira a impactar, com qualidade, o processo e o produto, as empresas da região, gerando renovação e trazendo consequências socioeconômicas. Por outro lado, tinha muita clareza sobre o espírito que desejava imprimir ao processo de educação pretendido.

Sabia que antes de mais nada ele tinha que ser efetivo, e não parecer que era. Seriedade não é uma coisa que parece, é e ponto. Muitas vezes não dá pra ver, dá só pra sentir, é como coerência, uma linha tênue, invisível mesmo, que não sei bem porque aprendemos a relacionar com crachá, uniforme, cores sóbrias, linhas retas, organização cartesiana, pouca personalidade, pouca individualidade. Blefe!

Seriedade não tem aparência definida, não usa gravata, pode estar no meio do barulho, da alegria, pode ser colorida, pode ter flor no vaso e fruta na mesa, mas tem que sim, ter honestidade, coerência, clareza de intenção, tem que ter compromisso, partir do coração, admitir erros e esforçar-se constantemente em busca do melhor.

E pode acontecer debaixo da árvore, como de fato aconteceu naquele primeiro workshop do Orbitato, em 2007, no Parque de Eventos da Cidade de Pomerode em uma casinha enxaimel, cedida pela prefeitura da cidade, de uma forma linda, com cinco valentes pagantes e amigos convidados para preencher as lacunas e multiplicar a ideia.

Deu certo!

As empresas entenderam, começaram a utilizar a técnica, começaram a fazer outros cursos relacionados à modelagem nos quais sempre ampliamos o espectro, favorecendo a compreensão desse “fazer” no ambiente de produção e mercado.

Ana Lucia Niepceron voltou pra Pomerode inúmeras vezes ao longo destes anos, para este curso e muitos desdobramentos.

As empresas entenderam como funciona a ferramenta e o quanto ela agiliza o processo de criação e a tomada de decisão, relacionadas à forma da indústria confeccionista. Ficou claro também como a modelagem ganha precisão, o que impacta em vestibilidade da peça pronta. A redução de retrabalho no desenvolvimento de coleções foi um ganho evidente e muitos profissionais cresceram em competência e compreensão de seu papel no conjunto.

Universidades e Cursos Técnicos do estado começaram a adotar a técnica multiplicando conhecimentos. E vieram Jum Nakao, Shingo Sato, Leandro Hipólito, Cida Santos, e tantos mais. E veio a especialização em modelagem e a história continua numa contaminação positiva, como eu sonhava.

A modelagem foi a primeira das pontas deste trabalho.  Eu acho que pra chegar no sutil a gente sempre tem que começar pelo mais externo, pela necessidade mais urgente. É depois do primeiro passo que vem o segundo, e logo o terceiro e quando tudo dá certo, não se para mais. O conhecimento técnico liberta a capacidade de criar. É o inicio da preparação de profissionais para a criatividade na minha maneira de ver! Sete anos, hora de sutilizar!

Celaine Refosco- Arquiteta e Idealizadora da Orbitato

SERVIÇO:
O que: GARTEN + CULTURA: INSTITUTO ORBITATO 7 ANOS
Quando: 16 de outubro (Quinta feira às 19h30_ coquetel de abertura) até o dia 6 de novembro (Quinta feira às 19h30_coquetel de encerramento)
Onde: Garten Shopping_- Rua Rolf Wiest, 333 Bom Retiro- Praça de Eventos
Horário para visitação: Todos os dias das 10h às 22h
Quanto: Entrada gratuita
 Página do Evento: https://www.facebook.com/events/558508817616338/?fref=ts
 
APOIO:
JC Cópias
Disse Tudo
ProModaSC
Gravata
Cine Monstro

Divulgando

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: