Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted by on set 4, 2013 in Divulgação | 0 comments

Impar lança Campanha para Grupo de Teatro Arte para Todos

Ação terá renda revertida a projeto de arte inclusiva que atende deficientes intelectuais em parceria com o Naipe de Joinville

536238_10200532121972789_1306547234_n

O Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – IMPAR tem o desafio de levantar recursos para viabilizar a apresentação do Grupo de Teatro Arte para Todos, de Joinville/SC, na cerimônia de abertura do 1º Congresso Internacional Sobre Saúde da Pessoa com Deficiência. Para isso, lança uma campanha solidária nesta quinta-feira, 5 de setembro, 20h30, no Capitão Space Batataria. A ação consiste na aquisição de vouchers no valor de R$ 30,00, que serão trocados por uma garrafa do vinho chileno Isla Negra. Os vouchers podem ser adquiridos com os integrantes do IMPAR, da AMA Cia de Dança, da Cia Joinvilense de Teatro e do programa Arte para Todos, ou direto no Capitão Space, local onde é realizada a troca.

O Congresso será realizado de 6 a 8 de dezembro de 2013, em Brasília (DF). O convite surgiu a partir do interesse da comunidade médica sobre as atividades do programa Arte para Todos, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – IMPAR, em parceria com o Núcleo de Atendimento Integral ao Paciente Especial – NAIPE, por apresentarem em curto espaço de tempo, avanços significativos no processo terapêutico dos deficientes atendidos e na reinserção social destes indivíduos.

Formado no início de 2013 por atores oriundos das oficinas de teatro do programa Arte para Todos, o grupo conta com um elenco de oito integrantes, que manifestam aspectos de diferentes deficiências, como transtornos do desenvolvimento psicomotor, síndromes genéticas, acometimentos na parte física como a diplegia e a paralisia cerebral, além de alterações do comportamento e de transtorno esquizoide.

Como o grupo ainda não conta com patrocínio, a forma encontrada pelos coordenadores do programa foi realizar a campanha que, de pronto, encontrou apoio em dois empresários da cidade: José Alves, do Capitão Space Batataria, e Jorge Furtado Ribeiro, da Divina Botella Importadora de Vinhos. “Nossa meta é vender 500 vouchers e arrecadar R$ 10 mil reais para viabilizar a viagem de 15 pessoas, sendo sete atores, deficientes intelectuais, que viajam acompanhados por uma equipe formada por três pais, duas profissionais de saúde, uma produtora e os professores de dança e teatro”, explica Iraci Seefeldt, produtora do Arte para Todos e presidente do IMPAR.

Relacionamentos e solidariedade

Os encontros do Grupo de Teatro são realizados todas as segundas-feiras, no Centro Cultural Deutsche Schule, com coordenação do diretor e professor de teatro Robson Benta e assistência da professora de dança Maria Fortuna e da terapeuta ocupacional Nathielle Wougles.

Para a apresentação em Brasília o grupo está trabalhando na montagem de um “Trabalho Cênico” que aborda a temática dos relacionamentos e da solidariedade. Segundo o diretor do grupo, Robson Benta, os trabalhos realizados nas oficinas e agora nos ensaios do grupo têm possibilitado aos participantes uma importante conquista de consciência de autonomia e de coletivo e um maior entendimento sobre a importância da vida em sociedade e do seu papel dentro desse ambiente.

“Os jogos cênicos propostos se configuram como um laboratório para a vida real, onde é possível ampliar os horizontes, a partir das experimentações cênicas. Nesse aspecto, o teatro extrapola o papel da arte e entra na terapia, porque certas práticas do cotidiano, muitas vezes, são bem mais difíceis de realizar na vida real, do que na vivência cênica, pois muitas famílias não permitem ou não incentivam o exercício dessas práticas em casa”, explica Robson.

Elementos para o roteiro do Trabalho Cênico:

·         Uso da voz/canto

·         Uso da voz/diálogos

·         Elementos da dança

·         Conceitos básicos de lateralidade e equilíbrio

·         Cenas de cotidiano, com simulações das relações em sociedade – desde o nascimento, a relação com a família, com os amigos e professores da escola, a autonomia perante o coletivo e situações de solidariedade (ajudar e ser ajudado).

·         “Rompendo a quarta parede”, conceito desenvolvido por Brecht, no qual o ator joga com a plateia, propiciando cenas de interação com o público durante as apresentações.

Serviço:

Para saber mais sobre o projeto Arte para Todos, participe dos eventos que serão realizados no Capitão Space, na Rua Marquês de Olinda, 334 (esquina com a Rua Max Colin), às quintas-feiras, a partir das 20h30.

·         Lançamento: 05 de setembro

·         Confraternização: 12 de setembro

·         Encerramento: 18 de setembro

 

Texto de Maria Cristina Dias – Assessoria de Imprensa

 

IMPAR – Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento
Rua Dona Francisca, 1700 – Sala 02
Saguaçú – Joinville |SC – 89.221-007
(47)  3028-7311 
www.impar.art.br
impar@impar.art.br 
 
Divulgando
 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: