Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted by on out 27, 2017 in Divulgação, Exposição, Joinville | 0 comments

II Festival de Aikido e Cultura Japonesa

Nos dias 28 e 29 de outubro, o Instituto Tachibana de Aikido realizará seu II Festival de Aikido, que receberá aikidocas, seus familiares e o grande público. A ideia principal do evento é resgatar as tradições da cultura japonesa, apresentar o Aikido para a comunidade e oferecer uma programação cultural intensa para toda família. Todas as atrações são gratuitas.

No sábado, dia 28, o evento privilegia o público com oficinas de Origami (dobradura de papel), Furoshiki (arte de embrulhar com tecidos), Kenjutsu para crianças (arte da espada), comércio de produtos japoneses e exposição de fotos de Aikido, Bonsais e Origamis. Além de tirar foto trajando roupas japonesas numa paisagem típica do Japão, o público poderá degustar comidas japonesas e outras delícias na praça de alimentação.

Voltados à arte do Aikido, teremos exame de faixa das crianças e algumas demonstrações onde o público poderá presenciar o Jiu Waza (técnicas livres), e o manejo de artefatos de madeira (armas), Bokken (espada), Jo (bastão) e Tantô (faca).

Domingo o dia é voltado aos praticantes da arte do Aikido. O evento tem uma expectativa de público de 1200 pessoas.

 

O AIKIDO

Aikido é caminho de autoevolução e desenvolvimento pessoal que utiliza movimentos da arte marcial japonesa baseada no princípio da não resistência e da não violência. Procura-se não resistir no Aikido, objetivando a neutralização e o redirecionamento dos ataques utilizando movimentos circulares e dinâmicos. É totalmente eficiente como defesa pessoal, pois não requer tamanho nem força para aplicá-lo, porque a força do próprio ataque é usada contra o agressor.

 

O INSTITUTO

O Instituto Tachibana de Aikido é uma organização, sem fins lucrativos, que tem como objetivo o desenvolvimento e treinamento de pessoas por meio do ensino da cultura, tradição, técnicas e filosofia oriental da arte do Aikido. Somos credenciados pelo Instituto Maruyama de Aikido e filiados ao Hombu Dojo Japão.

 

TSURUS PARA VENEZUELA

A Venezuela enfrenta uma grave crise de desabastecimento, com efeitos devastadores sobre a população. O impasse político, a fome e a violência, tanto do governo quanto de milícias armadas, provocam o caos e empurram o país para uma convulsão social. Aflitos com a situação, venezuelanos que moram no Japão, iniciaram uma campanha para promover a paz com a confecção de 32 mil tsurus, pássaros de origami feitos de papel a partir de sucessivas dobraduras. Para cumprir a meta estão sendo mobilizadas entidades ligadas à cultura japonesa, vizinhos à Venezuela, voluntários e instituições privadas e públicas.

Em Santa Catarina foram convidados a participar do Movimento 32 mil Tsurus pela Paz para a Venezuela, voluntários de Frei Rogério, e o Instituto Tachibana de Aikido, de Joinville. Os pássaros de papel, que segundo a lenda a cada mil têm o poder de realizar um desejo, serão entregues para Ligia Oizumi, administradora que viaja o mundo levando a paz por meio da Ação do Bem 1000 Tsurus por 1 Desejo.

Durante o Festival, nas oficinas de Origami, ministradas pela artista Cristina Walter, além de aprender as dobraduras dos tsurus, as pessoas serão incentivadas a se tornarem voluntárias dessa ação pela paz. Poderão, depois, ensinar seus amigos e familiares a dobrar os tsurus e entregá-los no Instituto Tachibana de Aikido até o dia 20 de novembro para serem encaminhados à Venezuela até 31 de novembro.

 

EXPOSIÇÕES:

Exposição fotográfica “A Arte da Paz” com imagens do cotidiano do Kitahira Dojo representando vários valores e tradições japonesas. Fotografia de Fabio Ura.

Exposição de Origamis “Universo Quadrado”, de Cristina Walter. A ideia da série é explorar as infinitas combinações de cores, formas, estampas, texturas e materiais que essa mistura pode provocar.

Exposição de Furoshiki peças produzidas pelos alunos do Instituto Tachibana Aikido

Exposição de Bonsais (que significa “cultivado, plantado em bandeja ou vaso”).  A planta deve ser uma réplica de uma árvore da natureza em miniatura. Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.

OFICINAS:

Sábado às 10:00 e às 14:00hs – Origami: é a arte japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, com a artista Cristina Walter. Cristina Walter – Desde 1994 começou a prática da dobradura com ajuda de livros e de sites especializados. Em 2000, participou de um curso de Origami que resultou em uma exposição no Solar do Barão (Curitiba/PR)..

Sábado às 10:00 e às 14:00hs – Furoshiki é a arte de saber como dobrar e amarrar o lenço. É sempre utilizado um lenço quadrado ou uma toalha de pano simples, usado no Japão para embrulhar objetos, presentes, criar pequenas coisas úteis ou decorações.

Sábado às 10:00 e às 14:00hs – AikiKen a Técnica da Espada, é a arte marcial japonesa clássica do combate com espadas.

 

EXPOSITORES:

Aromas e Sabores Bistrô: um espaço dedicado à gastronomia funcional e ao seu bem-estar.

Nippon Bonsai: uma das maiores empresas de bonsai no Brasil, com mais de 16 anos no mercado. Cursos, manutenção, venda, mudas, vasos e insumos importados do Japão.

Tachibana Store: loja com produtos para praticantes de Aikido

Yen Store: loja especializada em produtos e utensílios japoneses e orientais.


SÁBADO (28/10) AIKIDO E CULTURA JAPONESA
09:00 Abertura do Festival de Aikido e Cultura Japonesa
09:30 às 10:45 Treino – Jo Treino – mãos vazias
10:45 às 12:00 Treino – Boken Treino – mãos vazias
12:00 às 14:00 Almoço
14:00 às 15:30hs Treino Tanto Treino – mãos vazias

15:45 as 18:00 Exame de faixa das crianças
18:00 às 19:00 Apresentações de Aikido – Aikido armas e Defense
19:00 às 20:00 Palestra

DOMINGO 29/10 AIKIDO
07:30 Aquecimento
08:00 às 09:30 Treino Defense (aberto à Polícia e Exército.
10:00 as 11:30 Treino simultâneos de Aikido.
12:00 as 13:30 Almoço
13:30 as 15:00 Treino Faixas Pretas Treino para exame
15:15 as 17:00 Exame de faixa

 


SERVIÇO:

O que: II Festival de Aikido e Cultura Japonesa

Quando: 28 (aberto ao público) e 29 de outubro de 2017 – das 09:00 às 19:00

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: