Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted by on jun 22, 2014 in Informação | 0 comments

Mesada, como lidar com o dinheiro?

porquinho

Domingo! Dia de mesada!

Meu filho Kenzo fez 6 anos. Desde que ele tem um ano que fiz um plano de poupança programada, todos os meses quando meu dinheiro entra na conta, uma quantia é destinada a esse título de capitalização que ele só poderá sacar com 21 anos de idade. Para me resguardar caso precise de algo antes disso, deposito o mesmo valor todos os meses numa outra conta poupança onde o avô (meu pai) também deposita a mesma quantia. Assim, ele terá um pezinho de meia.

O Kenzo tem alguns rompantes de consumismo, assim como eu, de tecnologia. Ele sempre quer um game novo para o Xbox ou para baixar nos tablets aqui de casa. Nem sempre significa gasto real, pois muitos jogos são gratuitos,  mas já vou ensinando que não se pode sair por aí gastando e comprando à torto e à direito (quem dera pudéssemos! rs). Meu pai sempre traz um saco de moedas de um real para colocar no cofrinho do Kenzo, que aqui em casa é uma casinha de plástico com a abertura para as moedas na chaminé.

Assim, todas as vezes que ele pede algo fora de datas especiais, que é quando ele pode escolher um brinquedo novo, nós recorremos ao cofrinho. Faço ele contar as moedinhas, faço as trouxinhas com fita adesiva e ele mesmo faz o pagamento no caixa na hora da compra e creia, com muito orgulho! Você percebe que a criança passa a dar mais valor quando o dinheirinho é saído da sua carteira, sim ele já tem carteira para guardar as notas de papel.

Agora todos os domingos ele recebe R$ 10,00 de mesada. Caso tenha se comportado, sido obediente etc. Ele está guardando o dinheiro para comprar um novo Bey Blade (ah acho que vou fazer um post sobre isso!), pois na escola tem dia do brinquedo todas as sexta-feiras e ele fazem campeonato de Bey Blade! Está muito feliz e orgulhoso do cofrinho e das notas de “deizão” que está guardando!

E vocês? Ensinam o filho a poupar? Como lidam com o consumismo desenfreado que vivemos hoje?

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: