Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted by on mar 17, 2017 in Divulgação, Joinville, Literatura | 0 comments

Marilia Kubota, autora curitibana, lança livro em Joinville

Marilia Kubota, uma das mais prestigiadas autoras do Paraná, estará em Joinville nesse sábado, dia 18 de março, onde lança seu quarto livro de poesia, o Diário da Vertigem (Patuá, 2016). A sessão de autógrafos será no Capitão Space, às 20 horas.

A obra não é exatamente um diário na definição clássica do gênero, segundo aponta o crítico Martim Palácio Gamboa, que assina o prefácio. O diário como registro cotidiano dá lugar a uma miscelânia que contém os discursos erudito, popular e massivo, aproximando-se da linguagem vertiginosa dos videoclipes. Usando registros vários, como o confessionalismo, fragmentos da narrativa jornalística, a enumeração, a repetição anafórica, a autora instala uma pulsão, um ritmo sem pausa, que manifesta certo desatino que margeia o incompreensível ou ilegível. “Vários destes poemas operam refrações, figurações enviesadas por reflexos equívocos, incertos, inacabados mas envoltos na  espiral (na dobra) do contínuo”, comenta o crítico.

A poeta Nydia Bonetti compara o fluxo de imagens de Diário da Vertigem com  o descompasso de um trem desenfreado e o tempo estático das fotografías, entre os quais a poeta celebra a vida e seus mistérios.

Diário da Vertigem foi lançado em dezembro,  no Museu Guido Viaro, em Curitiba.

A autora e a editora

Marilia Kubota é autora dos livros micropolis (2014), Esperando as Bárbaras (2012) e Selva de Sentidos (2008). Organizou as antologias Blasfêmeas: Mulheres de Palavra (2016) e Retratos Japoneses no Brasil (2010). Participou de 13 antologias de poesia e prosa. Nasceu em Paranaguá e mora em Curitiba há 25 anos. É jornalista e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná.

A Editora Patuá, dirigida por Eduardo Lacerda, desde 2011 publica apenas literatura brasileira contemporânea, a maioria títulos de poesia. Tem em seu catálogo autores premiados, como Ricardo Silvestrim (O Typographo, Prêmio Açorianos, 2016), Micheliny Verunschk (Nossa Tereza – Vida e morte de uma santa suicida, Prêmio São Paulo de Literatura, 2015) e Paula Fábrio (Desnorteio, Prêmio São Paulo de Literatura 2013).


SERVIÇO

O quê: Lançamento do livro “Diário da Vertigem” de Marilia Kubota

Onde: Capitão Space, Rua Marquês de Olinda esquina com a Max Colin – Fone 47 3422-5544

Quando: 18 de março às 20H

Quanto: Entrada Gratuita – Preço do Livro: R$ 35,00


Importante: Este texto de divulgação foi reproduzido na íntegra tal qual foi recebido pela assessoria do evento


 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: