Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted by on jan 27, 2018 in Arte, Cultura, Joinville, Música, Serviços |

Rubens Herbst inicia projeto de financiamento coletivo

JORNALISTA SEGUE NA BUSCA DE RECURSOS PARA CRIAÇÃO DE PORTAL CULTURAL

No final do ano passado, o jornalista Rubens Herbst, iniciou seu projeto de financiamento coletivo pelo Catarse, para consolidar o desenvolvimento do maior portal de notícias culturais do norte catarinense.

Dos 24 anos em que Rubens Herbst, atuou no Jornal A Notícia, de Joinville (SC), quase 20 foram dedicados à editoria de cultura. Como repórter e, mais tarde, editor, escreveu inúmeras reportagens a respeito de ações e projetos de artistas da cidade, da região e do restante do Estado, além de cobrir in loco inúmeros shows em outras cidades e assinar resenhas de discos. Essa experiência o levou a criar, em 2008, o blog Orelhada, dentro do site do AN, focado na área cultural catarinense, mas não só. No ano seguinte, veio o convite para transpor a experiência virtual para o papel. Nascia, assim, a coluna diária Orelhada.

Foram oito anos inteiramente dedicados a noticiar os subterrâneos, a superfície e cada canto da produção artística joinvilense, destacando nomes de consenso e revelando novas caras para a cidade. Artistas das mais variadas latitudes – música, teatro, dança, cinema, literatura, quadrinhos, artes plásticas, grafite, videoarte, design, performance – tiveram seus surgimentos e suas trajetórias registrados na Orelhada. Com o fim da editoria de cultura do jornal, Rubão como é carinhosamente conhecido por todos, decidiu através do apoio de seus leitores e da comunidade, não deixar este espaço cultural acabar, e para isso lançou seu crowdfounding, que chega a sua reta final de captação. Até o momento foram arrecadados R$ 13.716 dos R$25.000 necessários, sendo que 163 pessoas apoiaram o projeto, que encerra a fase de captação no dia 6 de fevereiro.

Além de várias recompensas dispostos no site de captação do projeto, Rubens também está fazendo ações sazonais para arrecadar fundos para seu projeto. Uma destas ações, aconteceu na noite de ontem (25), na Cervejaria Mad Dwarf.

Amigos, música boa, chope gelado e clima de confraternização. Ingredientes que fizeram do Esquenta Orelhada um sucesso na noite de quarta-feira. O evento em prol da campanha de financiamento coletivo para a produção do site Orelhada atraiu um público interessado em apoiar a causa, mas também para desfrutar de horas agradáveis ao som da cantora/compositora Najara Isidoro – que apresentou as canções que estarão em seu EP de estreia, cuja proposta foi bem sucedida no Catarse -, do duo Milton Mills-Helliot Jr., da banda Blasè, e dos vinis de Marcelo Rizzatti, guitarrista d’Os Depira e DJ de mão cheia. Parte da venda dos combos oferecidos pela MD será revertida para a campanha do jornalista Rubens Herbst, que segue até o início deste mês. Outro evento está programado para o dia 3 de fevereiro, desta vez, no Porão da Liga.

RUBENS HERBST

Rubens Herbst se apaixonou ainda criança pelos quadrinhos, mas fez do rock uma parte importante da sua vida a partir da adolescência. Vieram o cinema e a literatura para forjar o caminho que o levaria a escolher o jornalismo como profissão.

Formou-se na Univali (Itajaí, SC) em 1996, mas três anos antes já atuava na reportagem do Jornal A Notícia, de Joinville (SC). Foi o primeiro repórter do suplemento cultural Anexo, no qual também foi editor e responsável por resenhas musicais. Em 2008, criou o blog Orelhada, e no ano seguinte, a coluna Orelhada, que até 2017 cobriu amplamente o cenário cultural e de entretenimento do Norte catarinense, tornando-se referência da área no Estado.

Desde 2005, Rubens é um dos apresentadores do programa É Rock!, veiculado semanalmente pela Rádio Udesc FM Joinville, e um dos responsáveis pelo podcast sobre rock e cerveja Fervura.

Para colaborar com o projeto: http://www.catarse.me/siteorelhada

Sou psicóloga de formação. Depois de alguns anos de clínica abandonei o divã. Fiz Moda e Estilismo. Trabalho com figurino, revisão de textos, gerenciamento de redes sociais, criação de sites e administração de blogs. Casada com um jornalista e escritor. Mãe (coruja) do Kenzo, de 10 anos! Praticante de Pilates e Aikido. Louca por Star Wars, internet e tecnologia.