Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted by on jun 5, 2017 in Arte, Cultura, Divulgação, Joinville | 0 comments

Garten Art estreia com exposição e grande programação cultural

No dia 5 de junho, segunda-feira, às 20h, nos corredores do Garten Shopping em Joinville (SC), estreia a 1ª edição do projeto multicultural intitulado: Garten Art. A ideia é a de que a cada edição a arte invada o shopping, dando destaque para a primeira semana de cada mês. O projeto  irá contar sempre com uma exposição de um artista visual de Joinville e região e atrações musicais, além é claro, de estar aberto a todas as formas e representatividades culturais, fomentando assim a arte nas suas mais variadas interpretações.

Para estrear essa primeira edição, o curador do projeto, Rodrigo Domingos, convidou o artista visual Época Mouco, que irá levar até os corredores do shopping, a exposição: Cenas Cotidianas ou de Improviso, nesta individual, o  artista retrata cenas cotidianas da cidade de Joinville, em 8 telas, utilizando a técnica mista, Época  retrata de forma singular pontos e locais conhecidos da população joinvilense, como:  o Museu de Arte de Joinville a Rua do Príncipe entre outros. Conhecido pelo grande público como artista de rua, ou seja, fazendo intervenções pela cidade como grafiteiro, Época em nova fase e vislumbrando exposições maiores e em grandes centros, optou por levar a sua técnica para telas, de vários tamanhos e proporções. Cenas Cotidianas ou de Improviso, com certeza será um divisor de águas na carreira no artista.

Além da estreia da exposição: Cenas Cotidianas ou de Improviso, que fica aberta para visitação até o dia 2 de julho, domingo, um grande sarau literário está sendo preparado para noite de estreia, com leituras poéticas por Rodrigo Domingos, que escreveu pequenos fragmentos, na sua visão sobre a obra do artista convidado, poesia com Wellington Luiz Vojniek, também foi convidado o escritor Renan Cardozo, e haverá microfone aberto para novos talentos literários, o sarau encerra-se  com uma performance da atriz Samira Sinara e o ator Yuri Pessoa e muita música com Cigarra, além disso, haverá  um stand para troca de informações com a editora independente joinvilense Micro Notas. Todos os artistas estarão utilizando figurinos do designer de moda Estevao Ladislau

O projeto Garten Art tem a colaboração especial da marchand Marina Mosimann e a segunda edição já está sendo planejada, acontecerá a partir do dia 10 de julho, segunda-feira, com a exposição da jovem ceramista joinvilense Gisele Borges Hömke, ainda sem título definido.

O  ARTISTA VISUAL

Época Mouco, Gabriel Fernandes (grafiteiro/ artista plástico) 27 anos.

Natural de Joinville iniciou em meados de 2005 sua exploração pelo contexto visual urbano, tendo a ocupação de espaços abandonados como sua principal alternativa.

Buscando uma mescla de estilos, indo da tinta acrílica com rolinhos e pincéis ao aerossol livre ou em estêncil, o “estilo” tupiniquim de fazer Grafite é seu viés criativo, investidas sobre tonalidades extraídas da mistura tinta sintética com acrílica o proporcionaram uma estética peculiar.

Em 2010 incrementou com uma ilustração o lado A do disco Manifesto Tropical da banda joinvilense Lugar Nenhum.

Participando em 2014 com o Cine Monstro Vídeos do projeto aprovado pelo Simdec O Artista Tá Nas Ruas suas pinturas foram transportadas de horizonte, estando desde então em exibição por Santa Catarina.

Em 2015 foi um dos artistas aprovados para participar da edição joinvilense do projeto nacional do Sesc Arte Cidade, projeto esse da unidade da capital paulistana já consagrado. Sua participação com o titulo de Macunaíma visita a civilização apresenta uma releitura da obra de Mario de Andrade.

Foi um dos artistas escolhidos para participar do Hola Festival Cultural organizado pelo artista plástico Therence Mir, pelo artista plástico e grafiteiro Paulo Agostini e pela galeria de arte El Clandestino. O painel está em exposição permanente na Mercearia Sofia.

PROGRAMAÇÃO

5 de Junho (segunda-feira) às 20h- Abertura com pocket show improvisado (rimas e freestyle com CIGARRA + Sarau poético com Rodrigo Domingos e Wellington Luiz Vojniek + o escritor Renan Cardozo e microfone aberto para novos talentos literários)

*Encerra com a performance da atriz Samira Sinara e o ator Yuri Pessoa

Dia 7 (quarta-feira) às 12h e às 20h Live painting com o artista

Dia 8 (quinta-feira) às 18h30 – música  ao vivo com Cigarra na Praça de Alimentação

Stand e troca de informações com a editora independente joinvilense Micro Notas- A Micronotas é uma editora de publicações impressas com base em Pirabeiraba, Joinville. Trabalhamos com sistemas de autopublicação, inscrição de projetos em editais culturais e plataformas de financiamento coletivo. Apostamos em excelente conteúdo embalado em design gráfico apurado, encadernação artesanal e papéis de qualidade supeior.

COLABORADORA ESPECIAL

Marina Mosimann

A marchand Marina Mosimann, que sempre deve ser citada. O começo de tudo foi no ano de 1970, quando Marina fixou residência na cidade, logo no ano seguinte, com a vontade e empolgação latente entre os artistas locais, teve o surgimento da 1ª Coletiva de Artistas, foi dela a primeira galeria profissional da cidade, tendo na inauguração uma coletiva de artistas catarinenses. Passaram pela galeria, grandes expoentes da arte nacional e também internacional. Marina sempre preocupou-se em fomentar a arte local, ela foi a grande incentivadora de artistas, como: Juarez Machado, Índio Negreiros, Nilson Delai, Moa, Mir e o que até hoje é conhecido como o maior “artista de arte contemporânea catarinense” Luiz Henrique Schwanke.


Serviço:

 O quê:  Projeto Garten Art- Exposição “Cenas Cotidianas ou de Improviso” de Época Mouco

Quando: Coquetel oficial de abertura com grande sarau literário dia 5 de junho (segunda-feira) às 20h

Dia 7 (quarta-feira) às 12h e às 20h Live painting com o artista (quarta-feira)- no local da exposição

Dia 8 (quinta-feira) às 18h30 – música o vivo com Cigarra na Praça de Alimentação

Onde: Garten Shopping – Rua Rolf Wiest, 333 Bom Retiro (corredor em frente a loja Cia do Luxo)

Horário para visitação: Todos os dias das 10h às 22h

Quanto: Entrada gratuita


Importante: Este texto de divulgação foi reproduzido na íntegra tal qual foi recebido pela assessoria do evento

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: