Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted by on abr 13, 2016 in Cinema, Divulgação, Joinville | 2 comments

Rio Cubatão nas telas do cinema

Estreia do filme produzido pela Casa Teatral com o patrocínio da Águas de Joinville será amanhã, na Casa do Capitão

A Casa Teatral, com a coprodução da Mídia Quatro Filmes e o patrocínio da Companhia Águas de Joinville, lança no dia 14 de abril o filme “Correntes – Um olhar cinematográfico sobre a APA Estrada Quiriri e o Rio Cubatão”. A première será às 20 horas, na Casa do Capitão. Vencedor do edital de patrocínio para projetos de educação ambiental, o filme conta a história de três meninas que cresceram às margens do rio e viveram sua infância no final da década de 90, quando a região passou a ser protegida, tornando-se a Área de Preservação Ambiental (APA) Serra Dona Francisca.

Com atores joinvilenses, todos talentos revelados pela própria Casa Teatral, o filme tem como objetivo proporcionar a valorização ambiental, histórica, turística e cultural da vida rural e da preservação da região do Quiriri. Tendo em sua essência a educação ambiental, “Correntes” é uma obra de ficção que revela os encantos do principal manancial de Joinville, responsável pelo abastecimento de água em cerca de 70% da cidade. A iniciativa envolveu toda a comunidade do Quiriri que, além de ceder as locações para as filmagens, acompanhou de perto o universo e os bastidores do cinema.

Após a estreia, no dia 14 de abril, serão realizadas mais dez exibições nas comunidades da APA e entorno. “Queremos unir o entretenimento e a conscientização ambiental. Por isso, além das sessões de cinema itinerantes que vamos promover, mais 300 cópias do filme serão distribuídas em Joinville, nas comunidades que fazem parte da APA e para entidades de preservação da cidade”, diz a diretora geral do filme, Daniele Pamplona.

 “A história é encantadora, emocionante e, a partir das telonas do cinema, levará os espectadores à reflexão. Estamos muitos orgulhosos de ter produzido um filme sobre Joinville, com atores e equipe técnica da própria cidade, envolvendo a comunidade local. É o cinema com o nosso jeito, a nossa história. Todos vão se identificar e, temos certeza, vão gostar do resultado”, continua Daniele.

O filme

Correntes make (1)

Foto: Chico Maurente

 “Correntes” é um filme de media metragem que se passa às margens do rio Cubatão, na região da estrada Quiriri, na APA Serra Dona Francisca. O enredo conta a história de três meninas que, juntas, mantinham uma forte ligação com a natureza e a vida perto do rio. Com a região transformada em APA (área de proteção ambiental), viram de perto as mudanças, dúvidas e anseios dos moradores. Mas elas cresceram e suas histórias foram tomando outros rumos, até que um reencontro inesperado traz de volta suas memórias e os encantos da infância.

 Casa Teatral

 A Casa Teatral é uma companhia de teatro e produtora cultural com atividade em Joinville há mais de 12 anos. Já produziu cerca de 30 espetáculos teatrais para diversos públicos com foco em crianças e jovens, além de eventos como festivais e mostras de teatro. Desenvolve também uma cartela exclusiva de projetos de teatro e educação ambiental atendendo a iniciativa pública e privada. Até 2015, apresentou seu trabalho a mais de 300 mil espectadores em escolas, empresas, instituições e eventos.

Em 2013, com a realização do documentário ambiental “Na Trilha da Arte – teatro e educação ambiental no Morro do Finder”, a Casa Teatral ingressou na produção cinematográfica. Após refinar suas pesquisas e experiências com a linguagem do cinema aplicado à educação ambiental e associado à prática e experiência com as artes cênicas, a Casa Teatral uniu uma equipe de profissionais habilitados para a realização do filme “Correntes”, que agora chega às telas do cinema.


Agenda

O quê? Estreia do filme “Correntes”

Quando? 14 de abril, às 20 horas

Onde? Casa do Capitão, Rua Saguaçú, 212, Bairro Saguaçú

 


Divulgando porpaganda

Sou psicóloga de formação. Depois de alguns anos de clínica abandonei o divã. Fiz Moda e Estilismo. Trabalho com figurino, revisão de textos, gerenciamento de redes sociais, criação de sites e administração de blogs. Casada com um jornalista e escritor. Mãe (coruja) do Kenzo, de 10 anos! Praticante de Pilates e Aikido. Louca por Star Wars, internet e tecnologia.