Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted by on set 14, 2016 in Arte, Divulgação, Joinville | 1 comment

Fabio Pantoni estreia sua primeira exposição individual

news-calendario-para-olhos

No dia 15 de setembro, quinta-feira, às 19h40, estreia na Galeria 33 em Joinville (SC), a primeira exposição individual do artista Fabio Pantoni, “Calendário para Olhos”.

Em sua 4ª exposição na cidade, Fabio já participou de coletivas com grande sucesso: “Você sobre Mim” na Galeria El Clandestino, “Feromônio” no Galpão da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ) e da exposição “Delírio” na Galeria 33, além de mostras em São Paulo e no Rio de Janeiro.

“Calendário para Olhos” une pinturas sobre tela de sua nova fase, caracterizada por uma paleta de cores intensas, fundos contrastantes, com uma poesia estética beirando a violência cromática. O pintor que sempre inicia suas obras pelos olhos, afirma que este é o ponto inicial da criação de um calendário particular, de um tempo incalculável e, por vezes, inseguro.

A exposição tem o objetivo de abrir o diálogo com o expectador sobre o processo da criação de uma pintura, o pensar desde o “antes-produção”, e principalmente sobre a troca de olhares do pintor e da obra. Na ideia do artista, existe um calendário particular, criado a partir da troca de olhares, do aroma, das manchas e volumes das tintas. E neste processo de concepção da exposição, o artista percebeu que quem determina o ponto final de sua execução é o expectador, o público.  Outro ponto questionado é a de qual o olhar que a obra se comunica com o artista e o da percepção que já não quer mais nenhum toque do pincel.

Como de costume em suas vernissages anteriores, Pantoni irá proporcionar uma experiência além do visual, trabalhará com demais sentidos, utilizando também recursos de vídeos, edição gráfica e intervenção musical ao vivo.  Experiência vivenciada apenas no dia da abertura, por isso Pantoni reforça o convite para quem deseja vivenciar este momento singular.

 A GALERIA

 A Galeria 33 foi inaugurada pelo cineasta e  fotógrafo Alceu Bett em  18 fevereiro de 2013. Conta com 8 exposições de arte, duas residências internacionais de cinema com o Iraniano Mohamad Reza e o Argentino Carlos Sorin, 3 festivais de cinema de curta metragens ShortCutz em eventos paralelos. Exposições Individuais exclusivas no espaço este ano, serão com os convidados Fabio Pantoni e Ricardo Kolb. A já consolidada galeria, trabalha com duas exposições anuais, os artistas são convidados pela curadoria do espaço, buscando sempre fomentar a cena cultural local.

O ARTISTA

pantoni2

Fabio Pantoni, de 33 anos, é paulista radicado em Joinville.  Graduado em Design e pós-graduado em História da Arte Moderna e Contemporânea, iniciou os estudos com a pintura em 2002. O artista visual compõe a lista de pintores em ascensão da nova geração de pintores, promovendo sempre em suas exposições uma experiência singular ao expectador, já realizou exposições em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

CALENDÁRIO PARA OLHOS

“As pálpebras nunca fecham, e isto só acontece para que todos possam sonhar de pupilas abertas. Só os olhos enxergam os olhos. Dentro dos olhos das pinturas de Fabio Pantoni, o silêncio esqueceu todo o segredo das águas.

 Na exposição de Fabio Pantoni, “Calendário para Olhos”, cada olho é feito de água e de sombra, de fogo e de mistério. É preciso nunca esquecer os olhos da infância. Quem quiser sair do labirinto, deve antes olhar o mundo com os olhos livres.

Os dias e as noites haviam dado aos olhos da luz uma outra luz mais antiga: e esta luz cabia também num calendário para olhos. Os dias e as noites haviam polido a luz dos olhos como as águas a uma pedra.

 Como o vento não calcula o tamanho de seu rastro, a pintura de Fábio Pantoni não calcula o tamanho de seu olhar sobre todas as coisas. “

Fernando José Karl- escritor

*Crédito das fotos Cleomar Cappati 


SERVIÇO

O QUÊ: Estreia da exposição Calendário para Olhos do artista visual Fabio Pantoni

QUANDO: 15 de setembro (quinta)

ONDE: Galeria 33, Bento Gonçalves, 33 – Glória, Joinville – SC.

HORÁRIO: às 19h40

VISITAÇÃO: a partir do dia 16 de setembro- de segunda a sexta das 14h as 18h até dia 04 de Outubro.


Importante: Este texto de divulgação foi reproduzido na íntegra tal qual foi recebido pela assessoria do evento

Divulgando porpaganda

1 Comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: