Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted by on maio 29, 2013 in Entrevista, Gente | 0 comments

Valter Hamagushi, ilustrador

entrevista com Valter Hamagushi

Valter Hamagushi e Wilka Seto-Gehlen

Estive no coquetel de lançamento da exposição Espaço Tempo de Valter Hamagushi, no Joinville Garten Shopping. Essa é a segunda exposição dele que visito. No dia 18 de maio estive lá para conferir o Live Painting, ver o Valter ilustrando ao vivo e a cores e também fazer essa entrevista.

O Valter Hamagushi tem 26 anos. O primeiro contato com a arte foi com a mãe que frequentava a Casa da Cultura. Na primeira infância vivia no condomínio Milena e aos 6 anos a família se mudou para uma casa. Assim, sem os amigos do condomínio, Valter se viu só e começou a desenhar para se divertir. Primeiro passou a representar pessoas e assim que assimilou a técnica para reproduzir os membros do corpo humano comprava revistas de moda para aprender a proporção.

Fez curso de desenho na Casa da Cultura, aos 14 anos, mas com essa idade não pôde fazer anatomia humana, então dedicou-se a dominar outras habilidades como sombra, proporção e volume. O desenho a partir de observações proporcionou-lhe base para aprimorar seu traço. Sobre a carreira, Valter é bem pé no chão, nada de deslumbramento, quando pergunto sobre a primeira exposição ele é afirma: “O Rodrigo Domingos foi meu maior incentivador, ele sempre acreditou na minha arte!”

Exposição Espaço Tempo

O nome é uma referência à Teoria da Relatividade, à medida que trata sobre eventos que aconteceram em diferentes momentos e agora estão todos presentes na mesma exposição. Por ser a primeira aparição para um grande público, resolveram fazer uma retrospectiva das obras de Valter. A designer gráfico Ana Carol Carvalho fez a curadoria das ilustrações antigas e as atualizou com interferências, inserindo-as num ambiente mais moderno, utilizando a técnica da colagem de revista. A cenografia também é assinada pela Ana que buscou inspiração no filme Dogville, com a plotagem no chão delimitando o espaço expositivo.

Rodrigo Domingos, Ana Carol Carvalho e Valter Hamagushi

Rodrigo Domingos, Ana Carol Carvalho e Valter Hamagushi

Alguns parceiros da exposição foram Mani Som e Luz ( treliças de alumínio), Formas Comunicação Visual (adesivagem e plotagem), BStore (mobiliário), Rodrigo Domingos (mídia e comunicação), Leaves (coquetel e  refeições), Ariadne (fotos e vídeo), ArtBor Borrachas (material de desenho), Colada e Inconsciente Coletivo fomentando a Arte em Joinville.

No início o Valter desenhava só mulheres, aos poucos as colagens começaram a aparecer como técnica em suas obras e logo começou a comercializar suas ilustrações. O retorno foi tão positivo que durante a exposição ele ficou uma semana produzindo, ao vivo, já que muitas obras estavam vendidas antes do lançamento da Espaço Tempo.

O Valter se forma em Moda no final do ano e quem visita a exposição ou já conhece suas obras vê nitidamente referências da moda e da arte pop, não Lichtenstein e Andy Warhol, mas o pós-pop, as figuras da infância, referências do cotidiano, da TV, uma percepção lúdica da morte, das máquinas e da tecnologia, com uma percepção retrô da realidade; ou seja, uma pincelada poética da modernidade.

Exposições:

Colagens insanas, no Bar Pixel, 2011
Prato Feito,  no DOC Cuccina& Co., 2012
Shift Age,  na Mobil, 2012
Espaço Tempo, no Joinville Garten Shopping em 2013

0 Comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Nova exposição de Valter Hamagushi com a fotógrafa Christie Hassel | Disse tudo! - […] possui no portfólio três exposições individuais: Colagens Insanas (2011), Prato Feito (2011) e Espaço-Tempo (2013). O artista também consolidou…
  2. Exposição Importa | Disse tudo! - […] deste ano foi a vez da exposição Espaço Tempo do ilustrador Valter Hamagushi (veja matéria aqui) e agora abriu suas portas…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: